A gestão adequada de resíduos é essencial para a proteção de sua equipa, organização, pacientes e meio ambiente. Para manter todos seguros e cumprir a legislação, é vital que os produtores de resíduos entendam os fundamentos da gestão adequada de resíduos.
É responsabilidade do produtor de resíduos:
- Gerar o mínimo de resíduos fazendo o possível para prevenir, reutilizar, reciclar ou recuperar materiais.
- Identificar, separar e armazenar os resíduos com segurança em recipientes adequados.
- Identificar claramente (designação do resíduo e código LER) os recipientes com o tipo de resíduo que eles contêm.
- Preencher a documentação necessária para cada recolha de resíduos que sai das suas instalações.
- Contratar apenas transportadores e operadores devidamente autorizados para a gestão de resíduos.
- Adpotar todas as medidas necessárias para garantir que os resíduos não poluem ou prejudiquem o meio ambiente e a saúde humana e animal.
Além de todos os itens acima, a legislação também impõe a exigência de que as organizações apliquem a hierarquia de resíduos.
A pirâmide da hierarquia de resíduos apresenta 5 opções de gestão de resíduos para aumentar a proteção da saúde pública e do meio ambiente, priorizando a prevenção e terminando com a eliminação.
- Prevenção: mantenha os produtos por mais tempo e use materiais menos perigosos.
- Reutilização/Preparação para reutilização: limpeza, revisão, reparação ou restauração completa ou reposição de peças para reutilização.
- Reciclagem: transformar resíduos num novo produto.
- Outro tipo de valorização, incluindo recuperação de energia: inclui processos que produzem combustível, calor e energia a partir de resíduos.
- Eliminação: entregar os resíduos em destino autorizado para deposição em aterro e/ou sujeitos a processo de tratamento adequado.
Juntos podemos proteger o que importa!